LANÇAMENTO DE LIVRO E REVISTA
Local: Hall do Bloco Didático Letras Noturno
Horário: Logo após a Conferência de Abertura
Livro:
Gêneros
discursivos: para ler, ver e ouvir
Maria
Margarete Fernandes de Sousa, Abniza Pontes de Barros Leal, Maria Elias Soares
e Lucineudo Machado Irineu (Organizadores).
APRESENTAÇÃO
A
presente obra, em sua constituição teórica de base, parte do legado bakhtiniano
acerca da complexa atividade humana a que estão relacionados os mais diversos
usos da linguagem mediados pelos gêneros discursivos, estes tipos relativamente
estáveis de enunciados que permeiam, codificam e organizam a vida em sociedade.
Por tudo que problematiza, mostra-se uma publicação tão mais atual quanto
necessária, considerando o crescimento dos estudos sobre os gêneros nos últimos
anos, em que fronteiras conceituais se expandiram, interfaces teóricas se
estabeleceram e diálogos epistemológicos se concretizaram.
Ao
tematizar os estudos sobre gêneros em diversas perspectivas teóricas e
metodológicas, Gêneros discursivos: para ler, ver e ouvir reúne trabalhos de
estudiosos da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do
Ceará (UECE), do Instituto
Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), da Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG), docentes e
discentes integrantes dos seguintes grupos de pesquisa: Gêneros Textuais Perspectivas Teóricas e Metodológicas (GETEME/UFC), PROTEXTO/UFC, HIPERGED/UFC,
Lexicologia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), Estudos
Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC), Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras
(EALE/UERN) e Núcleo de Estudos em Política e
Educação Linguística (NEPEL/UFPB).
As discussões apresentadas
nos diversos artigos aqui apresentados se destacam pelo modo como
inter-relacionam o debate sobre gêneros e temáticas diversas, tais como: (i)
estratégias de construção de sentido (a exemplo dos trabalhos de Sá, Lopes e
Sousa, Sousa, Oliveira e Torres, Irineu, Sousa e Cavalcante, Oliveira e
Fernandes e Moreira e Santos, a respeito dos anúncios publicitários, das
cartas, da resenha não acadêmica, das charges e dos editoriais); (ii)
sequências discursivas (em destaque o trabalho de Silva, a respeito das
notícias policiais); (iii) mundo
digital (a exemplos dos trabalhos de Costa e de Lima-Neto sobre o videocast
e os gêneros emergentes no Facebook); (iv) ensino (a exemplo dos trabalhos de
Leal e de Pontes e Sousa, sobre as tiras e os verbetes); e (v) análise
literária (em destaque o trabalho de Carvalho e Melo sobre a poesia
drummoniana). Coabitam os referidos artigos perspectivas teóricas diversas, em
destaque: a Nova Retórica, a Multimodalidade, a Semiótica Discursiva, a
Filologia, a Teoria da Enunciação, a Crítica Literária etc., em perspectiva
transdisciplinar, alinhando-se às tendências contemporâneas da Linguística
Aplicada.
Pelo
rico traçado epistemológico, agradecemos aos autores que colaboraram com esta
obra, que se direciona aos mais diversos estudiosos da linguagem e, por
extensão, dos gêneros discursivos, estes complexos produtos da vida em
sociedade. Acreditamos que muito ainda há de ser dito e debatido sobre o objeto
de estudo central desta obra – os gêneros discursivos -, por isso convidamos os
leitores desta coletânea para um infindo e fecundo debate acerca das ideias
aqui proferidas.
Os organizadores.
Revista:
Revista
Eletrônica do GEPPELE
Dossiê:
Letramento
Neste quarto volume da Revista Eletrônica do GEPPELE,
foram selecionados artigos de pesquisadores que tratam da questão da
importância do letramento, em suas múltiplas abordagens.
São trabalhos de
autores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IFSPE) e da
Universidade Federal do Ceará, que discutem a interface do letramento e de
práticas letradas no ensino de Língua Espanhola nas Escolas, a formação de
professores de ELE e as múltiplas abordagens dessa teoria na construção de
técnicas e práticas docentes, além de discutir a aprendizagem dos alunos de
diversos níveis de ensino, ligados ao idioma castelhano no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário