LAÇAMENTO DE LIVROS E REVISTA

LANÇAMENTO DE LIVRO E REVISTA

Local: Hall do Bloco Didático Letras Noturno

Horário: Logo após a Conferência de Abertura


Livro:


Gêneros discursivos: para ler, ver e ouvir
Maria Margarete Fernandes de Sousa, Abniza Pontes de Barros Leal, Maria Elias Soares e Lucineudo Machado Irineu (Organizadores).
APRESENTAÇÃO

A presente obra, em sua constituição teórica de base, parte do legado bakhtiniano acerca da complexa atividade humana a que estão relacionados os mais diversos usos da linguagem mediados pelos gêneros discursivos, estes tipos relativamente estáveis de enunciados que permeiam, codificam e organizam a vida em sociedade. Por tudo que problematiza, mostra-se uma publicação tão mais atual quanto necessária, considerando o crescimento dos estudos sobre os gêneros nos últimos anos, em que fronteiras conceituais se expandiram, interfaces teóricas se estabeleceram e diálogos epistemológicos se concretizaram.
Ao tematizar os estudos sobre gêneros em diversas perspectivas teóricas e metodológicas, Gêneros discursivos: para ler, ver e ouvir reúne trabalhos de estudiosos da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), docentes e discentes integrantes dos seguintes grupos de pesquisa: Gêneros Textuais Perspectivas Teóricas e Metodológicas (GETEME/UFC), PROTEXTO/UFC, HIPERGED/UFC, Lexicologia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC), Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE/UERN) e Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL/UFPB).
As discussões apresentadas nos diversos artigos aqui apresentados se destacam pelo modo como inter-relacionam o debate sobre gêneros e temáticas diversas, tais como: (i) estratégias de construção de sentido (a exemplo dos trabalhos de Sá, Lopes e Sousa, Sousa, Oliveira e Torres, Irineu, Sousa e Cavalcante, Oliveira e Fernandes e Moreira e Santos, a respeito dos anúncios publicitários, das cartas, da resenha não acadêmica, das charges e dos editoriais); (ii) sequências discursivas (em destaque o trabalho de Silva, a respeito das notícias policiais); (iii) mundo digital (a exemplos dos trabalhos de Costa e de Lima-Neto sobre o videocast e os gêneros emergentes no Facebook); (iv) ensino (a exemplo dos trabalhos de Leal e de Pontes e Sousa, sobre as tiras e os verbetes); e (v) análise literária (em destaque o trabalho de Carvalho e Melo sobre a poesia drummoniana). Coabitam os referidos artigos perspectivas teóricas diversas, em destaque: a Nova Retórica, a Multimodalidade, a Semiótica Discursiva, a Filologia, a Teoria da Enunciação, a Crítica Literária etc., em perspectiva transdisciplinar, alinhando-se às tendências contemporâneas da Linguística Aplicada.
Pelo rico traçado epistemológico, agradecemos aos autores que colaboraram com esta obra, que se direciona aos mais diversos estudiosos da linguagem e, por extensão, dos gêneros discursivos, estes complexos produtos da vida em sociedade. Acreditamos que muito ainda há de ser dito e debatido sobre o objeto de estudo central desta obra – os gêneros discursivos -, por isso convidamos os leitores desta coletânea para um infindo e fecundo debate acerca das ideias aqui proferidas.

Os organizadores.

Revista:

Revista Eletrônica do GEPPELE
Dossiê: Letramento


Neste quarto volume da Revista Eletrônica do GEPPELE, foram selecionados artigos de pesquisadores que tratam da questão da importância do letramento, em suas múltiplas abordagens.
São trabalhos de autores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IFSPE) e da Universidade Federal do Ceará, que discutem a interface do letramento e de práticas letradas no ensino de Língua Espanhola nas Escolas, a formação de professores de ELE e as múltiplas abordagens dessa teoria na construção de técnicas e práticas docentes, além de discutir a aprendizagem dos alunos de diversos níveis de ensino, ligados ao idioma castelhano no Brasil.

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